15 de fev de 2011


Bem estar

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Vou começar a fazer posts sobre saúde, alimentação, exercícios, atividades, etc. Espero que vocês gostem.
Vou começar falando sobre EMAGRECER.
Sempre tem aquela história de que engordamos nas férias, coisas assim. Pode até ser isso mesmo, mas comigo foi diferente, eu emagreci. Emagreci por que não comia, não sentia fome. Mas isso está completamente ERRADO. Eu tinha antes das férias 52 kg, e hoje estou, depois das férias estou com 48 kg. Eu imagino que isso deve chamar a atenção e fazer com que vocês pensem em deixar de comer, ou ficar ser comer para emagrecer, mas por favor, NÃO façam isso. Antes de tudo, consultem um Nutricionista*.
Reeducação alimentar é reaprender a comer. A reeducação permite que você coma de tudo, mas em quantidade e hora certa. Ou seja, você pode comer chocolate, mas não toda hora e nem uma barra inteira! Vou colocar uma foto da pirâmide dos alimentos:



Ela funciona assim:
  1. Os Energéticos Extras devem ser consumidos moderadamente, pois são compostos de açúcares e gorduras. Pricipais fontes são: Sacarose (chocolate, açúcar, doces); Gorduras (azeite, óleo,manteiga, etc) e Mel.
  2. Os Construtores são ricos em proteínas, ferro e cálcio. Eles servem para formação e renovação dos tecidos do corpo, como a pele, músculos, ossos, etc. Pricipais fontes: Carne (carne vermelha (suínas, bovinas, etc), carne branca (aves, peixes, etc), ovos e outros); Leite e derivados (queijo, iogurte, etc) e Leguminosas (feijão, fava, lentilha, grão de bico, etc).
  3. Os Reguladores têm vitaminas, minerais. Eles servem para fortalecer o sistema imunológico, rugular a digestão, a circulação sanguínea e proporciona o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras. Fontes: Verduras (alface, agrião, escarola, couve, etc); Legumes (cenoura, chuchu, pepino, berinjela, etc) e Frutas (melancia, morango, maçã, tomate, laranja, etc).
  4. Os Energéticos devem estar presente em maior quantidade na sua "dieta", pois eles são nossos "combustíveis", eles que fornecem energia para o seu corpo realizar atividades. Alguns alimentos que fazem parte dos energéticos são: Cereais (arroz, milho, trigo, macarrão, etc); Tubérculos e Raízes (batata, mandioca, inhame e Diversos (pães, massas, biscoitos, etc).
Quanto mais longe ficar do topo, melhor!

*Nutricionista: é o profissional de saúde capacitado para visar a segurança alimentar e a atenção dietética. Sua atuação contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Gente, eu sei que esse post ficou grande, mas se eu pudesse colocaria até mais, mas acho que ficaria ainda mais cansativo de vocês lerem. Mas enfim, gostaram? Espero que sim... (:
Beijos gente, até mais!

1 comentaram:

Sarah Alcântara disse...

A famosa pirâmide da alimentação, já fiz um trabalho desse na escola. Saúde é muito importante!

Seguindo de volta =)

www.garotas100teen.blogspot.com

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